OS OITO REMÉDIOS DA NATUREZA - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


3. Alimentação Saudável – a relação da saúde com aquilo que ingerimos, cada vez mais é comprovada pela medicina; uma alimentação simples e natural favorece o bem estar geral da pessoa.
Nossas dietas modernas são compostas por muitos produtos industrializados, refinados e refeições rápidas; perdemos muitas vitaminas, fibras, proteínas naturais e coisas como a cor dos alimentos, o aroma e o sabor natural; essas coisas também têm seu valor dentro da satisfação do apetite e da boa digestão!

Os produtos industrializados são acrescidos de muitos aditivos químicos, que são conservantes, estabilizantes, aromatizantes, seqüestrastes e várias outras substâncias que não são prejudiciais a nossa saúde. Muitas dessas substâncias são aprovadas pelo Ministério da Saúde, e é assegurado que não fazem mal; mas a própria função das substâncias indica o seu potencial de malefício; muitas dessas substâncias estão ali para evitar o crescimento bacteriano e de fungos, e funcionam como ´antibióticos´ quando entram em contato com a flora bacteriana de nosso intestino.

Outras substâncias possuem moléculas de potássio e sódio em sua formulação, e podem comprometer a pressão arterial daqueles que são hipertensos.

Quando Deus criou os alimentos, Ele não colocou conservantes ou qualquer outro aditivo; pelo contrário, os alimentos naturais se deterioram com muita facilidade!

Alimentos como frutas, verduras, legumes e cereais possuem um equilíbrio perfeito para nossa dieta. Se você se alimenta em uma Fast Food, vai ter que controlar suas calorias, colesterol, triglicérides etc; mas se você se alimenta de cereais e grãos integrais, frutas, legumes e verduras, dificilmente precisa se preocupar com esses índices bioquímicos.

Naturalmente grãos integrais regulam seu intestino, controlam níveis de colesterol; as frutas possuem taxas ideais de açúcares, evitando problemas futuros com diabetes; os legumes são equilibrados e não alteram sua pressão arterial e as verduras vão lhe proporcionar todas as vitaminas necessárias, sem necessidade de se usar complementos vitamínicos.

A alimentação natural favorece a longevidade e o rejuvenescimento! Dietas ricas em cereais integrais, frutas, verduras e legumes favorecem a saúde do coração, e demais órgãos (fígado, rins, intestino); haverá menos propensão aos males cardíacos e complicações sistêmicas. Os alimentos naturais produzem menos metabólitos tóxicos na digestão e metabolismo final; são menos toxinas, menos radicais livres, um bom funcionamento intestinal e renal, favorecendo o órgão responsável pela boa aparência – nossa pele!

A dieta ocidental é muito rica em carbohidratos e refinados. Pesquisas indicam que o uso excessivo de massas favorece o aumento de um hormônio, a insulina, responsável pela metabolização da glicose, produto final das massas. A insulina é um dos hormônios do estresse, e está associada ao envelhecimento.

Na sua próxima refeição, inclua mais vegetais e legumes; se alimente deles na sua forma mais natural (crua) e se for processálos, faça através do vapor, que preserva as vitaminas e oligo-elementos vitais de sua composição. Em refeições matinais e noturnas, dê preferência às frutas.

Use o pão integral, iogurtes naturais acrescidos de mel, passas, ameixas secas e flocos de milho. Use as carnes brancas (frango e peixe) e deixe a carne vermelha para ocasiões especiais. Use moderadamente de os queijos. Você é aquilo que come! Seja natural!


Comentários

 
Design by Sarandi AgorA 44.8868-2571