OS OITO REMÉDIOS DA NATUREZA - AR PURO



4. Ar Puro – É obvio que todos nós respiramos, mas nem sempre o ar possui uma qualidade boa ou respiramos profundamente; atividades físicas ao ar livre em meio a natureza, alem de favorecer a inalação de ar de boa qualidade, também promove uma inspiração maior e mais ativa para os pulmões.

O oxigênio é um elemento vital na fisiologia do cérebro; ar de má qualidade com muitos poluentes e em um ambiente em que o oxigênio não é renovado, prejudica o desempenho deste orgão. Os locais em que permanecemos muito tempo (trabalho e quarto de dormir), deveriam ser bem arejados para promover a renovação do oxigênio; pessoas que passam períodos inteiros em ambientes fechados comprometem suas funções e obtém um desempenho baixo do cérebro.

Locais bem arejados promovem melhor desempenho das funções cerebrais, como pensar, raciocinar, analisar, decidir decifrar, ler e armazenar informações etc.

O oxigênio é utilizado pelas células junto com a glicose no processo de produção de energia; o processo de difusão do oxigênio para as células através dos capilares, depende muito de como respiramos; as células não estão muito longe dos capilares (50 micras) mas algumas se encontram mais distantes e precisam de uma difusão mais efetiva, que ocorre através da inspiração profunda motivada pelo exercício físico.

Os nossos hábitos sedentários não permitem respirações profundas, e um grande volume de ar puro para os pulmões. Nossa respiração se torna superficial e a oxigenação dos tecidos e músculos do corpo são feitas de uma forma básica. A respiração profunda aumenta a concentração do oxigênio no sangue, eleva a pressão arterial, acelera os batimentos cardíacos e permite que ocorra uma maior irrigação dos tecidos e células.

A respiração profunda sempre esta associada a movimento e conseqüentemente atividade muscular, favorecendo uma troca mais ativa de gases pela célula, e um maior fluxo de entrada de água, nutrientes e outras substâncias.

Dentre essas substâncias destaco a Serotonina, que é liberada em momentos de lazer (sem competição), descontração e recreação; esse hormônio é produzido no cérebro a partir de estímulos agradáveis; é uma substância que impede que ocorra os mecanismos da depressão, estresse e tristeza. Uma atividade ao ar livre em meio à natureza permite um fluxo dessas substâncias, promovendo bem estar, fortalecimento e nutrição ao corpo.

Algumas pessoas têm dificuldade em pegar no sono ou de dormirem durante toda a noite; a oxigenação do cérebro (e demais órgãos e músculos) favorece os mecanismos de excreção celular, liberação de toxinas, metabolismo dos hormônios do estresse e exposição aos hormônios do bem estar.

Uma caminhada ao final da tarde, além de promover esse mecanismo vai oferecer trabalho ao músculos do corpo, que naturalmente induzirão a liberação das drogas indutoras do sono. Antes de dormir uma simples rotina de exercícios respiratórios profundos (de 3 a 5 minutos), em que respiramos ar puro, prendemos a respiração por alguns segundos a cada minuto e voltamos a respirar profundamente, permitirá uma renovação do oxigênio no sangue e cérebro e uma indução do sono mais eficaz ao nos deitarmos.

Se nos permitimos respirar profundamente por períodos regulares e longos durante o dia, teremos uma saúde melhor, uma disposição alegre e atividade mental aguçada!


Comentários

 
Design by Sarandi AgorA 44.8868-2571