OS OITO REMÉDIOS DA NATUREZA - SONO REGULAR


5. Sono Regular – o ciclo do sono começa com a ausência da luz do sol; quanto mais cedo dormirmos mais benefício nosso cérebro vai ter, devido ao período de vigília (14 a 16 horas) que se auto regula. O sono é estimulado por substâncias que são lançadas no sangue com a ausência da luz natural. Somos muito prejudicados com a questão da luz artificial, e o prolongamento do período de vigília do cérebro; aqueles que conseguem dormir cedo estão experimentando um descanso mais profundo devido a um hormônio chamado Melatonina.

Essa substância é produzida enquanto dormimos, mas somente nas primeiras horas após a ausência da luz natural; se prolongamos o período da vigília do cérebro, menos Melatonina é produzida. Esse hormônio é mais uma droga poderosa que atua no cérebro trazendo a sensação de descanso e bem estar.

O nosso Século das Luzes e agora das atividades virtuais a noite (TV, Internet) nos privam do melhor do sono; é nas primeiras horas em que a Melatonina é jogada em nosso sangue, e realiza seus efeitos calmantes e revitalizadores no cérebro.

Naturalmente o período da noite, criado por Deus tem 12 a 10 horas de acordo com a época do ano. É justamente o tempo que precisamos para o descanso do corpo e da mente, e recuperação das energias para o dia seguinte.

Quando nos permitimos um descanso de no mínimo 8 horas, estamos promovendo a saúde de nosso corpo; uma mente que constantemente trabalha (estado de alerta) em períodos longos e tem apenas períodos de 6 ou 4 horas de descanso, não pode oferecer o melhor raciocínio ou desempenho.

Programe suas atividades e acostume-se a dormir o mais cedo possível; sem culpa alguma, permita-se ter de 8 a 10 horas de sono!


Comentários

 
Design by Sarandi AgorA 44.8868-2571